Atividade E-proinfo
Percepções Hipertextos
Segundo Wikipédia é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências denominadas hiperlinks ou links, ou seja, é um sistema de organização da informação no qual certas palavras de determinado documento, quando selecionados, exibem textos de outros documentos. De modo bem pratico hipertexto para mim é um mapa do tesouro, ou seja, ao mesmo tempo em que se faz uma leitura de determinado texto é possível visitar outros textos e enriquecer muito a leitura. Para mim foi muito bom ter essa nova experiência, usar essa nova ferramenta para facilitar o meu trabalho diário, na verdade eu já conhecia os links em alguns textos mais não sabia da finalidade dos mesmos, que é muito interessante e facilita/enriquece muito a forma de fazer leitura usando a web. O hipertexto tem com características a velocidade, acessibilidade, dinamismo, a precisão e a intertextualidade que na prática vem só facilitar de forma bem simples o acesso a um leque de informações sem ter que fechar/sair da sua pagina de origem. Durante a leitura e navegação que fiz do texto foi possível constatar que a Wikipédia é muito rica em informações e que com o uso dos hiperlinks esses acessos ficam expostos, ao alcance do leitor. Constatei também que os links servem como atalho para dicionários/vocábulos e até de dados matemáticos. Com todas essas informações adquiridas durantes minha breve leitura do texto e navegação na web agora posso também desenvolver um trabalho bem rápido e mais eficiente.
Possíveis mudanças e contribuições das tecnologias
Unidade IV – Currículo, Projetos e Tecnologia Atividade – 1
Isaias Pereira de Brito Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias. Em sua entrevista Pedro Demo expõe claramente os aspectos positivos e relevantes da inserção das tecnologias no sistema educacional brasileiro, destacando a situação que as escolas se encontram atualmente como também a realidade vivenciada pelos professores e alunos, ou seja, as escolas estão funcionando completamente desatualizadas, as metodologias trabalhadas não chamam mais atenção dos alunos. Como instrumento para essa superação está incluso essencialmente a figura do professor e sua respectiva postura perante o processo educacional, suas atitudes deverão passar a estarem revestidas de nova roupagem, modelada as necessidades vigentes. É imprescindível, que docente juntamente com toda a equipe escolar, entenda que a inovação a ser estruturada, não significa excluir totalmente do processo de ensino os “outros recursos” utilizados até o momento e nem tão pouco tirar de cena a insubstituível atuação do professor, pelo contrário, a intenção é valorizá-lo e proporcionar um aprendizado recíproco, proveitoso e coerente tanto do aluno quanto do professor. As Tias podem ser utilizadas para acelerar o desenvolvimento em direção à meta de educar para a vida e para a cidadania. Os novos paradigmas exigem que o educando seja capaz de construir o próprio conhecimento e as tecnologias viabilizam a realização desse objetivo. Elas podem propiciar melhor equilíbrio entre as polaridades sociais. Promover um ensino que aproxime o aluno do mundo exterior à escola e prepará-lo para enfrentar diversas e adversas situações nessa nova configuração social, é o único caminho para que a escola seja considerada efetivamente de qualidade. Assim, não só a escola ou o aluno será beneficiado, mas toda a sociedade. Na realidade o que tem que acontecer é uma política de inclusão dos educadores em cursos de capacitação com cobrança de resultados concretos em sala de aula, pois as formações que são oferecidas atualmente sem ter a obrigatoriedade de mostrar resultados e só participa quem quer deixa muito a desejar. Na realidade estudar não é bom mais é necessário, principalmente para o professor. Creio eu que só assim haverá mudanças no fazer pedagógico. Sendo assim é preciso analisar que lidar com as tecnologias e com outros mecanismos que cercam o ambiente escolar é um trabalho desafiador que requer compromisso dos diversos setores. Promover uma renovação no sistema educacional não é tarefa fácil, porém é necessário e pode render frutos com resultados positivos, relembrando que necessitamos mesmo é de realizar práticas pedagógicas conscientes mesmo com a utilização de tecnologias.
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário